Salvamento Arqueológico no Sítio Tamarana 01 entre os Municípios de Tamarana e Mauá da Serra
12 de janeiro de 2023
Durante o mês de novembro de 2022, os pesquisadores da ArqueoLogística realizaram o Salvamento Arqueológico do sítio Sítio Tamarana 1, Municípios de Tamarana e Mauá da Serra, Paraná.
O estudo foi necessário por estar na área de influência das Obras de Duplicação da PR-445 no trecho Mauá da Serra a Tamarana.
Durante 10 dias de trabalho de campo foram realizadas 8 unidades de escavações de 1x1m e 19 sondagens com profundidade de até 1 m como metodologia interventiva no sítio arqueológico.
O trabalho de campo viabilizou a identificação e salvaguarda de 112 materiais arqueológicos líticos pré-históricos que estevam em profundiade no solo, complementando as informações sobre o registro arqueológico da etapa anterior. Durante as atividades de campo todos os procedimentos foram registrados por meio de fichas de coleta, caderno de campo, analise ambiental, desenhos estratigráficos, georreferenciamento, vídeos, e coleta de dados topográficos do sítio.
Neste momento, os materiais coletados estão passando pelos procedimentos de curadoria (limpeza, higienização e identificação), análise em laboratório (atributos técnicos), e após está etapa, os resultados interpretativos do sítio para explicar a qual grupo humano pré-histórico pertenceu e uma possível datação relativa ficará disponível ao público e toda comunidade acadêmica. Os vestígios serão recebidos pela Instituição de Guarda e Pesquisa, o Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da UEM, em Maringá – PR, servindo para estudos científicos diversos.
Galeria

Revista Arqueologística

