Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico para Loteamento é desenvolvido em Foz do Iguaçu, Paraná
3 de outubro de 2023
A região de Foz do Iguaçu apresenta uma alta densidade de sítios arqueológicos, os dados levantamento junto ao SICG/IPHAN, reflete esse cenário visto que o município possuí 107 sítios arqueológicos cadastrados.
Estudos promovidos por meio do licenciamento ambiental foram os responsáveis pela identificação de diversos sítios da região, entre esses estudo, destacamos aqui, o projeto da hidrelétrica de Itaipu, um dos primeiros a serem executados no âmbito da arqueologia no Licenciamento Ambiental, desempenhando um papel significativo para arqueologia no Brasil.
A nossa investigação contou com Avaliação dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
No total foram realizadas 35 sondagens, com profundidade de até 100cm e nenhum vestígio arqueológico foi identificado. A área do empreendimento foi classificada como uma área de alto potencial arqueológico, pela abundância sítios arqueológicos já identificados.
Galeria

Revista Arqueologística

