Pesquisas arqueológicas com Autorização são intensificadas em Iguaraçu
29 de outubro de 2024
Pesquisa Arqueológica é executada no Município de Iguaraçu, no Estado do Paraná.
O município de Iguaraçu faz parte da Bacia Hidrográfica do Pirapó, região alvo de Pesquisas Arqueológicas pela Universidade Estadual de Maringá desde o final da década de 90.
A grande maioria dos sítios foi caracterizado como cerâmico e filiado à Tradição Tupiguarani. Muitos desses sítios apresentaram mais de 500 fragmentos por concentração, continham várias concentrações e milhares de fragmentos sobre a superfície dos terrenos perturbados superficialmente por ação antrópica relacionada a agricultura, principalmente pelo plantio de cana de açúcar.
Sendo assim, a nossa equipe de Arqueologia esteve no município com o objetivo de realizar uma avaliação arqueológica dentro dos procedimentos de Licenciamento Ambiental na área de implantação de um empreendimento imobiliário.
No local foram realizadas sondagens com equipamentos manuais com profundidade de até 1 metro, além disso todo o terreno foi vistoriado a procura de qualquer vestígio que pudesse ser identificado e recuperado antes da instalação do empreendimento.
Apesar da não identificação de vestígios arqueológicos no local, a pesquisa foi importante para contribuir com o conhecimento arqueológico da cidade de Iguaraçu, contribuir com a divulgação do Patrimônio Cultural para a comunidade local e garantir a segurança jurídica para o empreendimento estando de acordo com a legislação de proteção do patrimônio cultural do país.
Saiba mais em: www.arqueologistica.com.br
#licenciamentoambiental #arqueologia #parana #arqueologistica
Galeria

Revista Arqueologística

