Pesquisa para condomínio residencial é realizada em São José dos Pinhais, Paraná
26 de fevereiro de 2025
Pesquisas Arqueológicas São intensificadas em São José dos Pinhais.
O município de São José dos Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba, possui um significativo potencial arqueológico. Até o momento, foram registrados pelo menos 23 sítios arqueológicos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que evidencia a rica herança cultural da região.
A maioria desses sítios foram identificados através de pesquisas realizadas no contexto de licenciamento ambiental para empreendimentos e de estudos acadêmicos. Essas pesquisas são importantes para compreender a ocupação e utilização do território ao longo do tempo, bem como para a preservação do patrimônio arqueológico.
Nossa pesquisa tem como objetivo contribuir para o panorama histórico regional, aprofundando o conhecimento sobre a ocupação humana em São José dos Pinhais e também para a preservação desses bens diante a possíveis impactos negativos de empreendimentos a esses locais considerados bens da união.
Na área do empreendimento em tela, não foi identificado nenhum vestígio arqueológico, mas a pesquisa foi importante para avaliar a potencialidade arqueológica local e os possíveis impactos que poderiam ser ocasionados em razão da implantação do empreendimento.
Além disso, foi realizado esclarecimentos no entorno que circunda a área, com o objetivo de divulgar a pesquisa arqueológica, seus resultados e abordar o conhecimento produzido pelos estudos arqueológicos.
Galeria

Revista Arqueologística

