top of page

Pesquisa de Arqueologia em Foz do Iguaçu

3 de abril de 2025

Complexo Turístico no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu é alvo de Licenciamento Arqueológico com Autorização Federal do IPHAN.

Com aproximadamente 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste paranaense, na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros do Paraná, que reserva além das grandes belezas cênicas, importantes acontecimentos históricos da relação/conflitos entre indígenas e europeus. Sabe-se que na região de Foz do Iguaçu, possui mais de 100 sítios arqueológicos registrados.

A nossa investigação contou com Avaliação dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo. A área do empreendimento foi classificada como de alto potencial arqueológico, pela abundância sítios arqueológicos já identificados no município e por conter um importante sítio arqueológico registrado a 800 metros da área pesquisada. No entanto, durante a nossa pesquisa não foi identificado nenhum vestígio.

Ao final da etapa de campo, os pesquisadores percorrem as ruas da cidade para informar a população dessa pesquisa e a importância desses estudos, como material de apoio, foi distribuído folders explicativos.

Galeria

fragmentos - Arqueologistica - 1.JPG

Revista Arqueologística

Revista Arqueologística

bottom of page