Pesquisa Arqueológica Preventiva para Linha de Transmissão de Energia em Francisco Beltrão / PR
10 de outubro de 2025
A equipe técnica da ArqueoLogistica desenvolveu uma pesquisa arqueológica em uma Linha De Distribuição De Alta Tensão (LDAT) em Francisco Beltrão / Paraná, para fins de Licenciamento Ambiental.
Francisco Beltrão pertence a Bacia Hidrográfica do Baixo Iguaçu, que foi intensamente povoada no século XVI por povos de etnias Kaingang e Xokleng. No entanto, pesquisas arqueológicas entre os anos de 1995 e 1999 relacionadas à implantação da UHE Salto Caxias que envolveu diversos municípios da região nas pesquisas revelaram 120 sítios arqueológicos. Dentre eles destaca-se o sítio Cruz Alta, localizado no município de Três Barras onde ocorrem gravuras rupestres com formas geométricas.
Em nosso alvo de estudo, foram realizadas sondagens a fim de analisar a eventual ocorrência de vestígio no subsolo e a caracterização geo-ambiental foi necessária para compreender os compartimentos pedológicos do solo, como umidade, granulometria, compactação, coloração e perturbações.
Nenhum vestígio arqueológico foi identificado no local. Embora não tenham sido identificados sítios arqueológicos, cabe destacar que a realização de projetos associados a licenciamentos ambientais cumpre um importante papel na avaliação, identificação, registro e preservação do patrimônio arqueológico local, podendo assim não só identificar novos locais de interesse arqueológico, como também, ampliar o conhecimento sobre a ocupação humana antiga na região.
Galeria

Revista Arqueologística

