Pesquisa Arqueológica para Usina Hidrelétrica é realizada no Município de Bandeirante, Oeste do Estado de Santa Catarina
21 de novembro de 2024
Pesquisa Arqueológica é para Usina Hidrelétrica é realizada no Município de Bandeirante, Oeste do Estado de Santa Catarina.
A nossa equipe de arqueologia esteve no município para realizar estudos arqueológicos. Este estudo faz parte do Licenciamento Ambiental de um empreendimento hidrelétrico, e tem como objetivo recomendar ações de preservação e salvaguarda do patrimônio arqueológico que porventura for identificado.
Atualmente, conforme o banco de dados do IPHAN, o município de Bandeirante não contém sítios arqueológicos registrados. Contudo, a região pode ser considerada com médio potencial arqueológico devido aos sítios encontrados nos municípios ao redor, como Iraceminha, com 2 sítios cadastrados, São José do Cedro com 3 sítios e Guaraciaba contendo 2 sítios.
No local foram realizadas sondagens a fim de analisar a eventual ocorrência de vestígio arqueológico no subsolo, além disso, a caracterização geoambiental foi necessária para compreender os compartimentos pedológicos do solo, como umidade, granulometria, compactação, coloração, perturbações, etc.
No entanto, nenhum vestígio arqueológico foi identificado no local. Embora não tenham sido identificados sítios arqueológicos, cabe destacar que a realização de projetos associados a licenciamentos ambientais cumprem um importante papel na avaliação, identificação, registro e preservação do patrimônio arqueológico local, podendo assim não só identificar novos locais de interesse arqueológico, como também, ampliar o conhecimento sobre a ocupação humana na região.
#arqueologia #patrimoniocultural #santacatarina #licenciamentoambiental