Pesquisa Arqueológica para Usina CGH em Campos Novos, SC
7 de fevereiro de 2023
A equipe técnica da ArqueoLogistica desenvolveu uma pesquisa arqueológica na área de futuro empreendimento Hidrelétrico no Município de Campos Novos, no Estado de Santa Catarina.
A ocupação humana antiga da região de Campos Novos teve início há milhares de anos com características comuns da região Sul do Brasil, que foi habitada por grupos caçadores-coletores e sofreu as migrações de grupos do tronco linguístico Tupi-guarani e Jê, tendo eles se espalhado por grande parte dos atuais estados da região sul brasileira.
Considerando o levantamento de fontes secundárias, a nossa investigação arqueológica de campo contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva no subsolo, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos.
Durante a nossa pesquisa foram identificado apenas 1 vestígio lítico (artefatos pré-históricos de pedra). Dada a quantidade ínfima de vestígios identificados e devido ao contexto de deposição, os artefatos não foram caracterizados como sítio arqueológico. Nesse aspecto, o material foi coletado e passou por procedimentos de higienização, curadoria, análise técno-tipologica e inventário no Laboratório de Arqueologia Preventiva Araucária (L.A.P.A), em seguida o material será encaminhado para o Laboratório de Arqueologia e Etnologia da UEM para guarda do acervo em definitivo. A área do empreendimento foi considerada de alto potencial arqueológico, pela sua proximidade à recursos hídricos.
Ao final da etapa de campo, os pesquisadores divulgaram a importância desta pesquisa para os moradores da região e distribuíram folders informativos com os principais conceitos de Património Cultural e Arqueologia