top of page

Pesquisa Arqueológica para Loteamento em Foz do Iguaçu

15 de fevereiro de 2024

A nossa equipe de Arqueologia esteve no município de Foz do Iguaçu-PR para realizar pesquisas arqueológicas em empreendimento imobiliário e identifica vestígios de antiga ocupação humana no local. Com aproximadamente 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste paranaense, na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros no Paraná, que reserva além das grandes belezas cênicas, importantes acontecimentos históricos da relação/conflitos entre indígenas e europeus. Sabe-se que na região de Foz do Iguaçu, possui mais de 100 sítios arqueológicos registrados no banco de dados do IPHAN.

A nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.

No total foram realizadas 29 sondagens, com profundidade de até 100cm. A área do empreendimento foi classificada como uma área de alto potencial arqueológico, pela abundância sítios arqueológicos já identificados no município de Foz do Iguaçu.

Como resultado da pesquisa, foram identificados 6 vestígios líticos (artefatos de pedra lascada), não se caracterizando como sítio arqueológico perante a legislação. O material foi coletado e passou por procedimentos de higienização, curadoria e inventário no LAPA - Laboratório de Arqueologia Preventiva Araucária, da Arqueologistica, em seguida, os vestígios serão encaminhados para o Laboratório de Arqueologia e Etnologia da UEM para guarda do acervo permanente que estará disponível para pesquisas futuras.

Galeria

fragmentos - Arqueologistica - 1.JPG

Revista Arqueologística

Revista Arqueologística

bottom of page