top of page

Pesquisa Arqueológica para empreendimento rodoviário resgata 2 sítios arqueológicos em Maringá

13 de dezembro de 2024

Durante o mês de outubro de 2024, os pesquisadores da ArqueoLogística realizaram escavações em dois sítios arqueológicos e uma prospecção para fins de Licenciamento Ambiental Rodoviário, entre os Municípios de Maringá e Paiçandu, Região Norte do Paraná.

Durante 7 dias de trabalho de campo foram realizadas 16 unidades de escavações de 1x1m e outras dezenas de sondagens com profundidade de até 1 m como metodologia interventiva nos dois sítios arqueológicos.

O trabalho de campo viabilizou a identificação e salvaguarda de dezenas materiais arqueológicos líticos pré-históricos que estavam em profundidade no solo, complementando as informações sobre o registro arqueológico da etapa anterior.

Durante as atividades de campo todos os procedimentos foram registrados por meio de fichas de coleta, caderno de campo, analise ambiental, desenhos estratigráficos, georreferenciamento, coleta de dados topográficos, modelos digitais de terreno e relevo com auxilio de drones. Os materiais coletados passaram ainda pelos procedimentos de curadoria (limpeza, higienização e identificação), análise em laboratório dos atributos técnicos.

A região abarcada pelo município de Maringá se situa no limiar entre duas bacias hidrográficas, palco das ocupações de caçadores-coletores e ceramistas Guarani, povos que em constante movimentação e expansão podem ter cruzado a região em busca de novas áreas e possivelmente, com os dados que temos, passaram pela área onde hoje se encontra os sítios arqueológicos alvos desta pesquisa. Cada qual em seu próprio período de tempo, entre 10.000 e 2.000 anos AP (antes do presente), para o caso caçador coletor pré-cerâmico e entre 2.000 e 500 anos AP no caso ceramista Guarani.

Os vestígios coletados serão recebidos pela Instituição de Guarda e Pesquisa, o Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da UEM, em Maringá – PR, servindo para estudos científicos diversos.

Galeria

fragmentos - Arqueologistica - 1.JPG

Revista Arqueologística

Revista Arqueologística

bottom of page