Pesquisa Arqueológica para Condomínio Residencial é realizada em Londrina, PR (MI)
23 de fevereiro de 2024
Nova pesquisa arqueológica para Condomínio Residencial é realizada em Londrina, Norte do Paraná
A Região de Londrina possui um alto potencial arqueológico com sítios recém descobertos nas cidades vizinhas, em maioria, próximos a córregos e pequenos riachos. A pesquisa em tela faz parte do Licenciamento Ambiental de um empreendimento imobiliário a ser instalado futuramente na região.
Atualmente, segundo a base de dados do IPHAN/PR, o município de Londrina possui 07 sítios registrados. Esse conjunto de dados são necessários pois evidenciam o alto potencial arqueológico do município, onde a maioria desses vestígios, encontram-se próximos a recursos hídricos em área de fundo de vale.
A nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
As intensas pesquisas na região podem contribuir para a identificação de mais sítios arqueológicos, o que demonstra a necessidade de avaliação preventiva durante os procedimentos de licenciamento ambiental.
Portanto, apesar deste indicativo de alto potencial arqueológico regional, os resultados da prospecção no local deste empreendimento foram negativas para a presença de vestígios arqueológicos.