Pesquisa Arqueológica em Três Barras do Paraná
21 de outubro de 2022
Pesquisa Arqueológica é realizada nas áreas de influência de empreendimento Imobiliário no munícipio de Três Barras do Paraná, Região Sul do Paraná.
No médio Iguaçu, região em que se localiza o município de Coronel Domingos Soares, possui histórico de pesquisas arqueológicas iniciadas em 1955 e intensificadas a partir de 1959 pelo Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná.
Durante uma das campanhas de campo o Arqueólogo CHMYZ (1971) identificou uma diversidade de sítios arqueológicos, hoje, com o avanço das pesquisas já são registrados mais de 100 sítios arqueológicos entre os Municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, alguns desses sítios foram datados entre 9.000 e 10.000 (Antes do Presente).
Nesse contexto, a nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
Durante a nossa pesquisa não foi identificado vestígio arqueológico, no entanto, diversas pesquisas recentes durante os procedimentos de licenciamento ambiental tem identificado sítios arqueológicos relevantes que que evidência a passagem de uma ocupação humana pré-histórica naquela localidade.
Bibliografia:
CHMYZ, Igor; Pesquisas Arqueológicas no médio e baixo rio Iguaçu. Publicações Avulsas do Museu Paranaense Emílio Goeldi, Belém, 15:87-144.1971
Galeria

Revista Arqueologística



