Pesquisa Arqueológica em Joinville, Litoral Norte de Santa Catarina
12 de setembro de 2024
Durante nossas últimas investigações arqueológicas na região de Joinville, realizamos um estudo sobre o potencial arqueológico da área. De acordo com o banco de dados do IPHAN, o município já conta com mais de 35 sítios arqueológicos registrados, muitos deles relacionados aos grupos sambaquieiros, que habitavam a região pré-colonial.
Além de Joinville, os municípios vizinhos também possuem um rico patrimônio arqueológico: Araquari: 22 sítios cadastrados, Garuva: 12 sítios, São Francisco do Sul: 65 sítios. O litoral Norte de Santa Catarina, que se estende da Barra do Rio São Francisco à Barra do Rio Itapocu, foi densamente ocupado no passado, com cerca de 90% dos sítios da região sendo do tipo sambaqui. Durante nossa pesquisa de campo, realizamos 21 sondagens na área do empreendimento com o objetivo de identificar vestígios arqueológicos, mas nenhum vestígio foi encontrado. Mesmo com o resultado negativo, as pesquisas bibliográficas indicam importantes informações para entender melhor as ocupações passadas no município e sobre as dinâmicas de uso do solo no Litoral.
Mesmo sem evidências materiais encontradas, o levantamento arqueológico reforça o cuidado com a preservação do patrimônio cultural, evidenciando a importância de futuras pesquisas.
#Arqueologia #Joinville #PatrimonioCultural #Sambaqui #HistoriaAntiga #IPHAN #PesquisasArqueológicas #Cultura #SítiosArqueológicos #SantaCatarina
Galeria

Revista Arqueologística

