Pesquisa Arqueológica em Iguraçu no estado do Paraná identifica sítios arqueológicos
26 de agosto de 2024
Pesquisa identifica três sítios arqueológicos pré-históricos em área de empreendimento imobiliário no Município de Iguaraçu, Norte do Paraná.
O município de Iguaraçu faz parte da Bacia Hidrográfica do Pirapó, região alvo de Pesquisas Arqueológicas pela Universidade Estadual de Maringá desde o final da década de 90. Algumas dessas pesquisas vinculadas a instituição abrangeram os municípios de Lobato, Colorado, Cruzeiro do Sul, Uniflor, Paranacity, Atalaia e Flórida no ano de 2001.
Na ocasião, foram registrados 44 sítios arqueológicos. A grande maioria dos sítios foram caracterizados como cerâmicos e líticos, filiados à Tradição Tupiguarani. Muitos desses sítios apresentaram mais de 500 fragmentos por concentração, continham várias concentrações e milhares de fragmentos sobre a superfície dos terrenos perturbados superficialmente por ação antrópica relacionada a agricultura. Essas pesquisas evidenciam a alta potencialidade regional.
A nossa investigação arqueológica no local contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens de até 1 metro, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
Como resultado, foram identificados três sítios arqueológicos com dezenas de artefatos líticos, distribuídos ao longo das áreas de influência do empreendimento, dentre eles constam, planos-convexos (“lesmas”), lascas e núcleos em arenito e basalto, que são comuns segundo dados bibliográficos da região, principalmente nas proximidades do Rio Pirapó. Nesse aspecto, alguns vestígios arqueológicos foram coletados assim como outras ocorrências, o qual passaram por procedimentos de analise técno-tipológica, confirmando a veracidade dos vestígios, além disso, os materiais passaram por procedimentos de higienização, curadoria e inventário no Laboratório de Arqueologia Preventiva Araucária - LAPA, da Arqueologistica. Em seguida o material será encaminhado para o Laboratório de Arqueologia e Etnologia da UEM.
Galeria

Revista Arqueologística

