top of page

Pesquisa Arqueológica é realizada em Morretes, Paraná

2 de dezembro de 2024

Até o século XVI, a região atual do município de Morretes era território dos índios carijós que ocupava a faixa litorânea brasileira desde Cananeia (SP) até a Lagoa dos Patos (RS). A partir de 1646, com a descoberta de jazidas de ouro, a região passou a ser ocupada por mineradores e aventureiros provenientes da cidade de São Paulo. Em 1721, foi fundado, oficialmente, o povoado de Morretes.

A cidade de Morretes está situada na zona fisiográfica do litoral paranaense, estendendo-se da encosta da Serra do Mar para o leste e limitando-se ao oeste com os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras; ao norte com o município de Campina Grande do Sul; ao nordeste com o município de Antonina e a Baía de Paranaguá; ao leste com Paranaguá e ao sul e sudeste com o município de Guaratuba.

Diante do exposto nossa equipe de Arqueologia esteve no município de Morretes durante o mês de novembro para realizar uma avaliação arqueológica para o Licenciamento Ambiental de um empreendimento. Considerando o alto potencial histórico e arqueológico da região, o principal objetivo da nossa pesquisa foi mapear possíveis sítios arqueológicos na área de influência do empreendimento, a fim de fazer a caracterização da área e recomendar as medidas preventivas a serem adotadas para proteção dos eventuais bens arqueológicos.

No local foram realizados sondagens afim de analisar a eventual ocorrência de vestígio arqueológico no subsolo, além disso a caracterização Geoambiental foi necessária para compreender os compartimentos pedológicos da área de estudo, como umidade, granulometria, compactação, coloração, perturbações etc.

No entanto, nenhum sítio arqueológico foi identificado no local mas pesquisa foi importante para avaliar o potencial arqueológico da área e para recomendar ações de prevenção a impactos que poderiam ser ocasionados em razão da implantação do empreendimento no município.

Galeria

fragmentos - Arqueologistica - 1.JPG

Revista Arqueologística

Revista Arqueologística

bottom of page