Pesquisa arqueológica é realizada em empreendimento imobiliário no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu
11 de dezembro de 2025
A equipe técnica da ArqueoLogistica desenvolveu uma pesquisa arqueológica na área de um futuro empreendimento no município de Santa Terezinha de Itaipu, Estado do Paraná, para fins de licenciamento ambiental. De acordo com a base de dados do IPHAN, estão registrados mais de 120 sítios arqueológicos entre Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.
Foi realizado prospecção interventiva, com a execução de diversas sondagens, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo. Nenhum vestígio arqueológico foi identificado, contudo, a pesquisa foi importante para avaliar a potencialidade arqueológica local e os possíveis impactos que poderiam ser ocasionados em razão da implantação do empreendimento que será instalado.
Ao término dos trabalhos de campo, também foi desenvolvida uma divulgação da pesquisa com moradores e estabelecimentos comerciais da comunidade que circunda a área. Como parte das ações de divulgação, distribuímos folders explicativos que detalham o processo de pesquisa e destacam a relevância em preservar o patrimônio arqueológico.
Galeria

Revista Arqueologística




