Pesquisa Arqueológica é realizada em Alta Floresta D’Oeste, Rondônia
30 de abril de 2024
Novos sítios arqueológicos são identificados na Região Amazônica!
Durante o mês de março de 2024, a equipe técnica da ArqueoLogistica desenvolveu uma pesquisa arqueológica no Município de Alta Floresta D'Oeste, Estado de Rondônia, para fins de licenciamento ambiental de uma Linha de Transmissão de Energia.
Atualmente, o município de Alta Floresta D’Oeste apresenta um total de quatorze (14) sítios arqueológicos registrados nas bases de dados do SICG – IPHAN, sendo assim, a região pode ser considerada como de alto potencial arqueológico. A nossa investigação arqueológica de campo contou com Avaliação Geoambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 70 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo. Nesta pesquisa foram identificados 3 sítios arqueológicos cerâmicos.
O trabalho de campo viabilizou a identificação e salvaguarda centenas de materiais arqueológicos. Durante as atividades de campo e de gabinete, todos os procedimentos foram registrados por meio de fichas de coleta, caderno de campo, analise ambiental e georreferenciamento. A pesquisa ainda está em andamento, de modo que os vestígios arqueológicos sejam analisados para fins de interpretação.
O material coletado, atualmente passou por procedimentos de gestão, higienização, curadoria e inventário no Laboratório de Arqueologia Preventiva Araucária - LAPA, da ArqueoLogística, em seguida o material será encaminhado para a Instituição de guarda definitiva que estará disponível para pesquisas futuras.
Ao final da etapa de campo, os pesquisadores percorreram as áreas comerciais do município para divulgar a importância das pesquisas arqueológicas no Licenciamento Ambiental com a distribuição de folders informativos.