Nova Pesquisa Arqueológica em Ubiratã, Paraná
12 de setembro de 2023
A nossa equipe esteve durante o mês de agosto no município de Ubiratã para realizar mais uma pesquisa arqueológica. Este município já foi alvo de diversas pesquisas da Arqueologistica e de outras instituições privadas e públicas que tem contribuído bastante para a avaliação do potencial arqueológico regional.
No ano de 2019 por exemplo, identificamos um sítio arqueológico que foi alvo de salvamento e registro pela nossa equipe. Os sítios arqueológicos nessa região são conhecidos desde a década de 40, porém, na década 1970, no âmbito do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA), a equipe do (CEPA)/UFPR realizou pesquisas no Vale do Piquiri que abrangeram os municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa e Corbélia.
Naquela ocasião foram identificados 23 sítios arqueológicos dos tipos: casas subterrâneas, aterros, sítios-habitações, sítios-acampamento, sítios-oficinas e restos de um caminho indígena. A partir desses dados, fora desenvolvidos projetos de escavações sistemáticas concentradas no município de Ubiratã.
Este estudo faz parte do Licenciamento Ambiental de um empreendimento imobiliário, e tem como objetivo recomendar ações de preservação e salvaguarda do patrimônio arqueológico que porventura for identificado.
No local foram realizadas 26 sondagens a fim de analisar a eventual ocorrência de vestígio arqueológico no subsolo, além disso, a caracterização Geoambiental foi necessária para compreender os compartimentos pedológicos do solo, como umidade, granulometria, compactação, coloração, perturbações, etc.
No entanto, nenhum sítio arqueológico foi identificado no local, mas a pesquisa mais uma vez é importante para avaliar o potencial arqueológico da área, recomendar ações de prevenção a impactos negativos e difundir o conhecimento sobre o patrimônio cultural com a comunidade local.
Galeria

Revista Arqueologística

