Nova Pesquisa Arqueológica em Iguaraçu, Paraná
14 de agosto de 2024
Pesquisa Arqueológica é executada no Município de Iguaraçu, no Estado do Paraná.
O município de Iguaraçu faz parte da Bacia Hidrográfica do Pirapó, região alvo de Pesquisas Arqueológicas pela Universidade Estadual de Maringá desde o final da década de 90. Algumas dessas pesquisas vinculadas a instituição abrangeram os municípios de Lobato, Colorado, Cruzeiro do Sul, Uniflor, Paranacity, Atalaia e Flórida no ano de 2001. Na ocasião, foram registrados 44 sítios e 3 ocorrências cerâmicas.
A grande maioria dos sítios foi caracterizado como cerâmico e filiado à Tradição Tupiguarani. Muitos desses sítios apresentaram mais de 500 fragmentos por concentração, continham várias concentrações e milhares de fragmentos sobre a superfície dos terrenos perturbados superficialmente por ação antrópica relacionada a agricultura, principalmente pelo plantio de cana de açúcar. Essas pesquisas evidenciam a alta potencialidade local.
Sendo assim, a nossa equipe de Arqueologia esteve no município com o objetivo de realizar uma avaliação arqueológica dentro dos procedimentos de Licenciamento Ambiental na área de implantação de um empreendimento imobiliário de grande porte. Atualmente, na base de dados do CNSA/IPHAN, o município de Iguaraçu não possui sítios arqueológicos registrados.
No local foram realizadas sondagens com equipamentos manuais com profundidade de até 1 metro, além disso todo o terreno foi vistoriado a procura de qualquer vestígio que pudesse ser identificado e recuperado antes da instalação do empreendimento.
Apesar da não identificação de vestígios arqueológicos no local, a pesquisa foi importante para contribuir com o conhecimento arqueológico da cidade de Iguaraçu, contribuir com a divulgação do Patrimônio Cultural para a comunidade local e garantir a segurança jurídica para o empreendimento estando de acordo com a legislação de proteção do patrimônio cultural do país.
Saiba mais em: www.arqueologistica.com.br