Levantamento Arqueológico Preventivo no Município de São João do Ivaí
10 de outubro de 2025
A equipe técnica da ArqueoLogistica desenvolveu uma pesquisa arqueológica na área de um futuro loteamento no Município de São João do Ivaí, Estado do Paraná, para fins de Licenciamento Ambiental. Atualmente, conforme o banco de dados do IPHAN/PR, o município de São João do Ivaí contém 26 sítios arqueológicos registrados, o que caracteriza a região com um alto potencial arqueológico.
Inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí, a segunda maior do Paraná, abrangendo uma área total de 36.540,00 km². O Rio Ivaí nasce em Prudentópolis, na confluência dos rios dos Patos e São João, percorrendo cerca de 680 km até desaguar no Rio Paraná, no município de Doutor Camargo. Ao longo desse percurso, recebe águas de importantes afluentes, como os rios Mourão, Ligeiro, dos Índios, Alonso e Paranavaí.
A ocupação dessa região é descrita em diferentes relatos e publicações produzidos a partir do século XVI como sendo atribuída a grupos pertencentes à família linguística Tupi-Guarani como os Xetá.
Com base em fontes primárias e secundárias, realizamos uma avaliação geoambiental da área, considerando seus aspectos físicos e ambientais, e conduzimos uma prospecção interventiva com sondagens ao longo do terreno para identificar possíveis vestígios arqueológicos no subsolo.
Apesar da não identificação de vestígios arqueológicos no local, a pesquisa foi importante para contribuir com o conhecimento arqueológico da cidade de São João do Ivaí, contribuir com a divulgação do Patrimônio Cultural para a comunidade local e garantir a segurança jurídica para o empreendimento estando de acordo com a legislação de proteção do patrimônio cultural do país.
Galeria

Revista Arqueologística

