Almirante Tamandaré é alvo de pesquisa arqueológica para condomínio
28 de fevereiro de 2025
Durante este mês de fevereiro de 2025, a equipe de arqueólogos da ArqueoLogística esteve na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba/PR para executar pesquisas arqueológicas.
Os estudos arqueológicos tiveram como principal objetivo, realizar o Diagnóstico e Prospecção Arqueológica nas áreas de influência de um empreendimento imobiliário, afim de identificar e mapear os possíveis sítios e/ou ocorrências arqueológicas no local, de modo a fazer a caracterização arqueológica da área e recomendar as medidas preventivas a serem adotadas para proteção dos eventuais bens arqueológicos.
A nossa investigação arqueológica ainda contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 30 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
Na área do empreendimento, não foi identificado nenhum vestígio arqueológico, mas a pesquisa foi importante para avaliar a potencialidade arqueológica local e os possíveis impactos que poderiam ser ocasionados em razão da implantação do empreendimento a ser instalado no município.
Além disso, foi realizado esclarecimentos no entorno que circunda a área, com o objetivo de divulgar a pesquisa arqueológica, seus resultados e abordar o conhecimento produzido pelos estudos arqueológicos.
Galeria

Revista Arqueologística

